Friday 14 September 2007

Stiff Uper Lip... ou a importãncia que se dá ao resto da Europa no Reino Unido

Existe uma frase aqui em Inglaterra que sumariza o "orgulho" de ser britânico: "stiff uper lip". Traduzido à letra não tem qualquer significado especial (lábio superior duro) mas traduz a imagem de um povo orgulhoso de ser britânico, monarquico e isolado do resto do mundo na sua ilha maravilhosa.

Hoje deparei-me com mais um facto (como se de mais evidências precisasse) de que os ingleses não dão a minima importância à Europa dita Continental, e isso manifesta-se até no próprio jornalismo, uma profissão regida pelo profissionalismo e por regras fundamentais de verdade e exigência.

Recebi de manhã à porta da estação do comboio o jornal gratuito semanal "Sport". Nesta edição vinha uma reportagem especial sobre o sorteio da Champions League, e onde eram apresentados todos os clubes colocados nos respectivos grupos, com um comentário chauvinista qb (sempre a puxar a brasa à sardinha dos clubes ingleses, que parecem ser os maiores do mundo mas depois não ganham nada) e acompanhado pela já tradicional probabilidade de cada uma delas vencer a taça.

E foi com surpresa, que depressa passou a raiva, que vi o Sporting Clube de Portugal colocado no Grupo F (o mesmo do Manchester United), mas acompanhado pela bandeira..... espanhola!!!!
Acredito que tenha sido uma gralha do paginador do jornal. Acredito porque trabalhei com diversos paginadores e sei que erros desses acontecem aos melhores. Mas não acredito que, num país em que antes de um jornal sair para a rua é analisado de alto a baixo por pelo menos 3 editores diferentes, que todos eles não se tenham apercebido de tamanho erro.

Se calhar o que era importante era acertar na probabilidade correcta do clube logo ao lado direito (o Manchester, pois claro!)...

2 comments:

Filipe Rodrigues said...

Isto deixa-nos a pensar duas coisas.
A primeira é que de facto aos ingleses pouco lhes importa tudo o que seja fora do seu país.
A segunda é que a surpresa do Sporting estar na Liga dos Campeões é tão grande que eles nem sabem de onde é o Sporting.

Schlumpy said...

Oh pá... não ligues.. no meu trabalho, os bifes pedem-me para eu.. imagina.. corrigir os seus erros ortográficos!!! Por isso enganarem-se entre dois países que até andam a falar em federação ibérica e tal... não é nada!!