Monday 1 October 2007

Boston, Lincolnshire...

O programa "Dispatches" de hoje no Channel 4 foi sobre a imigração em Inglaterra.
O exemplo escolhido foi a cidade de Boston, no condado de Lincolnshire, onde coexistem variadas nacionalidades.
O programa tras a lume os resultados de uma pesquisa do Institute for Public Policy Research e revela a contribuição feita por cada um dos diferentes grupos de imigrantes. O programa foca os 25 principais paises fornecedores de imigrantes para o Reino Unido e revela quem mais ou menos contribui para a economia do país.

Já devem perceber onde quero chegar...

A meio do programa lá chega a vez dos portugueses serem equacionados, através do relato de vida de um casal com um filho de 7 anos. Desempregados, vivem num quarto onde dormem os 3 juntos, numa casa onde habitam mais 5 pessoas. Só a vista da casa de banho metia medo, para nem falar nas paredes com mofo e humidade...

Mas o que mais me enraiveceu foi o discurso... desempregados e a viver num quarto, o sonho daquele casa de 30 e poucos anos é esperar por um andar numa torre do Council onde já podem viver os 3 mais os dois filhos de 11 e 16 anos que ficaram em Portugal!!!!!

A caracterização dos portugueses em geral também não ajuda. Estamos claramente em débito no que toca ao peso que podemos ter na sociedade inglesa. Lideramos o grupo daqueles mais provaveis de estarem desempregados, a par do Paquistão!!! Parece que aqui tal como em Portugal, o português não quer mesmo trabalhar!!!!

Que vergonha!!!!

4 comments:

Afrika said...

Meu caro, sem comentários... se ja em Portugal eu sentia "raiva" deste tipo de pessoas, então aqui tenho como tu mesmo disseste vergonha, pela péssima imagem que dão de nos... felizmente onde estou temos uma boa imagem! Mas também deixa-me que te diga a tv não te foi procurar a ti ou a mim pra dar o lado bom, não foi procurar o que esta mal... sim por que se alguém tem culpa sao os Emigrantes e não os nativos!
Em suma, eu nao quero comentar, lol
Ja agora, obg pela dica e por teres desejado as melhoras...
Beijinhos

Filipe Rodrigues said...

Esses deixem-nos ficar aí em Inglaterra, que é um país rico e os pode manter a viver à custa do Council. A pergunta que eu faço, é porque é que num país onde emprego não falta, são os Porugueses os desempregados.

Joana Saramago said...

um amigo meu português trabalha num escritório onde o pessoal da limpeza é tuga. eles nao sabem que ele ouve o que dizem enquanto conversam uns com os outros.
A temática é sempre a mesma: Como arranjar esquemas novos para enganar o Council.
Pedem casas num borough, depois pedem no do lado e sub-alugam a primeira que apanham.
Um colega meu que trabalhou no Housing Benefit diz que tugas a tentar a fraude são imensos.

E eu questino-me - Seremos uma nação tão estúpida, burra mesmo?
Eu cheguei cá há dois anos e ainda não parei de trabalhar, quero voltar a portugal com uma carreira que se veja.
Não me identifico nada com a massa imigrante que vive na miséria por preguiça de ir trabalhar.
Eu fico tão envergonhada com estas situações...
É mesmo esperteza saloia!

Tuga em Londres said...

Tambem ja me tinham falado desse programa que tinha passado na TV, mas nao me contaram da ma imagem que deram dos Portugueses. Acho que nao o fizeram de proposito por eu ser Portuguesa, claro est'a. Mas 'e mesmo verdade que existe uma ideia de que os Portugueses estao ou desempregados ou a trabalhar em empregos basicos. Por exemplo veja-se o exemplo de um amigo meu que esta ca a viver e a trabalhar na Sony num bom cargo. Ele no outro dia foi a um cabeleireiro e a mulher que lhe estava a cortar o cabelo, ao notar o sotaque perguntou de onde ele era. Ao responder-lhe que ele era Portugues, a pergunta dela imediatamente a seguir foi: "Ah, entao e estas a trabalhar em que restaurante?" Impressionante nao e? Ele la lhe disse que estava a trabalhar na Sony, mas quase de certeza que ela deve ter ficado a pensar que ele estava la nas limpezas.

http://tugaemlondres.blogs.sapo.pt