Wednesday 3 October 2007

Portugal é terceiro país com mais desemprego

A notícia foi dada ontem no Telejornal mas hoje o JN trás os detalhes todos.

"Dos países da Zona Euro, Portugal tinha a terceira maior taxa de desemprego, em Agosto. Aos 8,3% reportados pelo Eurostat, a França respondeu com 8,6%, enquanto que a Grécia registou 8,4%, mas relativos a Junho. Estes dois países (tal como a média da União Europeia) têm, contudo, uma particularidade lá, o número de pessoas sem trabalho está a diminuir, enquanto que em Portugal continua a aumentar. A taxa nacional está quase um ponto percentual acima do valor de Agosto de 2006 e, pela primeira vez em décadas, ultrapassou Espanha, indicam os dados do organismo estatístico europeu ontem divulgados e "limpos" da sazonalidade de Verão, quando o turismo costuma baixar o desemprego em Portugal".

"Descontadas as subidas e descidas, Portugal está no quinto lugar dos "mais desempregados" de toda a União. Além da França (e, presume-se, da Grécia), só a Polónia e Eslováquia apresentam uma taxa mais alta, reflexo do atraso com que aderiram à União e ainda das dificuldades sentidas na reconversão da economia" (...) "Esta dinâmica está patente nos dados do desemprego jovem. A taxa é de 17,5%, uma das mais altas da Europa".

Infelizmente esta notícia não me admirou, mas curiosamente parece ter admirado o Ministro do Trabalho!!! Em declarações ao Telejornal ontem, Vieira da Silva garantiu que o desemprego "está estabilizado" e que em 2008 se poderá "inverter a situação" em virtude "do crescimento da economia e da eficácia das políticas activas de emprego".

E como chega o nosso querido Ministro a esta conclusão? Simplesmente dizendo que a sua taxa de desemprego difere da previsão dada pela UE porque o "seu" Instituto do Emprego e Formação Profissional recolhe informação sobre o número de pessoas que efectivamente se registam nos centros de emprego. (!!!!!!!!!)

E todos nós sabemos a quantidade de malta que vai a correr inscrever-se no Centro de Emprego local, não é?

Que palhaçada!!!!!!!!!!!!

2 comments:

Filipe Rodrigues said...

Não me admira que a taxa de desmeprego em Portugal vá diminuir nos próximos meses. Como trabalho num Centro de Formação Profissional do IEFP, sei que vão abrir mais cursos no final do semestre e no início do próximo. Ora, por cada curso que abre, entram 30 pessoas que estão inscritas no desemprego e que, por via de estarem matriculadas no curso, deixam de fazer parte da percentagem de desempregados. Só no centro onde eu trabalho estão previstos abrir mais 25 cursos do que estava planeado, sendo a maioria cursos de 50 horas de TIC em que se dão umas luzes de informática a desmepregados.
Isto sim, é maquilhar o desemprego.

Afrika said...

Ola muito obg pela sypnose vou me dedicar ao assunto... quanto ao desemprego, alguém ja reparou quantas pessoas imigram mensalmente? Pois, que com certeza estavam inscritos nos centros de emprego ate que algum conhecido/familiar arrastou pra um futuro bem mais certo do que há em Portugal? Pois e', eses números mais os do comentário anterior sobre os cursos no centro de emprego e voila! Temos diminuição de desemprego... mas aqui entre tu e eu nada de novo alias isto e' assim todos os anos.
Bjks