Monday 26 November 2007

Teatro num pub ao fim do dia

Hoje experimentei algo de novo, uma prática muito inglesa: um "rehersal reading".
Uma das actrizes que representamos enviou à uns dias atrás um email a anunciar que ia ter um rehersal reading esta segunda feira ao fim da tarde no pub "Horse and Groom", no 128 da Great Portland Street.
Como fica perto do trabalho, e como queremos cada vez mais ir assistir ao que os nossos artistas fazem, para melhor poder medir se valem a pena o nosso esforço, o Lee desafiou-me a ir com ele ver.
Saimos do escritório pouco passava das 6 e fizemos o caminho até ao pub em amena cavaqueira, enquanto atarefados compradores de última hora e turistas qb se acotovelavam na Carnaby Street e Oxford Circus. Chegados ao pub, o Lee pediu duas cervejas e um prato de batatas fritas e sentámo-nos na sala de estar a fazer tempo. O "Horse and Groom" é um verdadeiro pub, tradicional, bem arranjado, com uma clientela que se vê que é fiel. Não existe "lager" da moda (Fosters, Stella, Heineken, etc...), mas sim marcas antigas e o ambiente é muito interessante.
Chegadas as 7.30, fomos convidados a subir ao primeiro andar, onde o rehersal seria efectuado. Quando subimos, deparou-se-nos uma outra sala de estar com um outro bar, onde já se encontravam duas dezenas de pessoas. O espaço não era muito, mas descobrimos uns bancos ainda vagos e sentámo-nos à espera. Nisto chegou-se um senhor nos seus 70 anos e perguntou se era a primeira vez que ali estavamos. Respondemos que sim, que eramos da Casting Suite e que estavamos ali para ver actuar a Victoria, que era representada por nós. Imediatamente o senhor apresentou-se como sendo o secretário do grupo teatral ali presente e que eramos muito bem vindos, oferecendo-se para nos ir buscar mais umas bebidas. Após a apresentação do que iamos assistir ainda teve tempo de nos fazer sentir muito pequeninos e envergonhados, ao dizer que "hoje, a indústria decidiu sair à rua e vir espiar os novos talentos da cidade", referindo a minha presença e do Lee na audiência.

Um rehersal reading não é mais do que a apresentação ao público de uma peça teatral, seja ela um drama ou uma comédia. Hoje tratava-se da leitura encenada (a tradução feita por mim de rehersal reading) de duas comédias que os seus autores querem colocar a concurso para a BBC.

E fiquei fã!!! A sala acabou por encher com três dezenas de verdadeiros entusiastas, a esmagadora maioria actores (acho que só eu é que não era, pois o Lee até já foi o Jesus Cristo no Jesus Christ Superstar do West End), e o ambiente é muito acolhedor e verdadeiramente de tertúlia artistica!!!

No final da encenação abre-se o espaço para quem quiser comentar e dar ideias, naquele que foi um verdadeiro pote de experiências e ensinamentos, especialmente por parte da grande falange de actores com mais de 60 anos.

Na próxima semana estou lá novamente, até porque vão ser apresentadas 12 peças curtas para eleição da melhor do ano!!

5 comments:

Cromossoma X said...

Isso deve ter uma piadola!!! Quem não tem convite também pode ir??!

Unknown said...

Tens que me dizer quando e - isso e ali ao lado de minha casa!
abraco

Anonymous said...

Pois, entao como 'e que podemos la ir ver? O publico geral pode la ir ou 'e so para actores? 'E que se for, eu tambem ja fui actriz de teatro amador 'a muitos anos atras numa escola secundaria. Sera que isso conta para alguma coisa?

Afrika said...

Estou aviada de malas e bagagem pra Londres... eu bem digo que isto e' como em Pt, onde Lx e' pt e o resto e' paisagem! :(((((

Lua said...

Isso parece ser super interessante!

Tb quero :)