Sunday 4 November 2007

Visita cultural por Brick Lane

O destino desta tarde solarenga de domingo foi Brick Lane.
A desculpa foi beber um cafezinho com dois amigos portugueses que chegaram uns tempinhos depois de nós e com quem não tinhamos estado já há uns tempos e meter a conversa em dia.
O intuito era, da minha parte, ver a exposição do Shepard Fairey (vulgo "Obey") na Stolen Space Gallery.

Para alguém como eu que ama cultura urbana, Fairey é um dos intocáveis, uma lenda viva da arte contemporânea. Daí a minha expectativa de ver os seus trabalhos ao vivo (já tinha visto alguns stickers e posters colados por variadas cidades europeias, mas ver de perto as obras numa exposição era um desejo recorrente). Além disso, tinha comprado ontem mesmo o último número da revista Juxtapoz, que trazia exactamente uma entrevista de 10 páginas com ele a propósito desta mesma exposição quando inaugurou em Nova Iorque o mês passado, e os trabalhos publicados eram fenomenais...

Quando chegámos à Stolen Space fiquei um pouco apreensivo: ao longe não me pareciam os trabalhos dele que estavam expostos. Afinal, tive uma boa surpresa! Não só a exposição de Fairey estava num outro local muito maior, como ali estava ainda em exibição o novo trabalho do pioneiro do graffiti nova-iorquino SEEN, que eu achava que já tinha perdido!!!

Não são muitas as telas em exibição, e a maioria delas muito parecidas com a anterior apresentada em 2005, mas gostei de ver o "velho mestre" a abraçar as novas técnicas do "stencil" e fazer algo actual.




















Mas estava em pulgas de ver o que tinha ido ver... E não tardou a encontrar o primeiro andar do parque de estacionamento de Brick Lane, que no domingo dá lugar a um mercado muito jeitoso.

Ao subir as escadas, fiquei de boca aberta: o espaço é enorme... e os trabalhos de Shepard Fairey também.. e em quantidade!!!! Parecia um miúdo abandonado numa loja de doces!!



















A exposição, intitulada "Nineteeneightyfouria" apresenta em detalhe a forma como Shepard se transforma em Obey. Nas paredes encontramos o producto final, desde velhas capas de discos de vinil tratadas com os seus stenceis, passando pelas famosas folhas A4 que imprime e cola na calada da noite, até ao grande formato obtido pela sobreposição de variadas folhas pintadas e rasgadas por forma a revelar o que foi colado por baixo... INCRIVEL!!!

























Mas também estão em exposição os fotolitos e as placas metálicas de impressora rotativa de onde nascem os posters... ou seja, podemos acompanhar todo o processo de maneira facilitada...

Quando saímos estava radiante! Não só estive numa exposição de Shepard Fairey, como estive talvez na sua melhor exposição de sempre!!!

Antes de regressar a casa ainda fomos dar uma saltada à visinha Draywalk Gallery, para ver as fotografias do Allan Tannenbaum sobre a Nova Iorque dos anos 70. Excelente também, a retrospectiva de como era viver na Big Apple naquela altura, com o Studio 54 a funcionar em pleno, e criaturas como Warhol, Jagger, Bowie e companhia embelezavam a cena...

























No fundo, uma tarde em pleno numa das zonas mais em voga na capital britânica, e apontamentos para quem tem tempo e vontade de ver cultura ao fim de semana...

1 comment:

Lua said...

Estavas aqui bem pertinho!

Em resposta ao teu comentario no meu blogue:

(...)

Olha, é um grupo de pessoas que gosta de fotografia :) Há desafios que são tirados de um livro altamente chamado experimental travel mas o pessoal também pode inventar uns quantos.

Isto ainda é tudo teoria porque ainda não aconteceu nada e só comecei isto há alguns dias.

Tens é mesmo de abrir uma conta mas isso é super fácil. Manda-me um mail para fatimap(at)fastmail.fm e eu digo-te como é que funciona (o convite para o grupo), ok?

Beijos