Thursday 3 April 2008

Lisboa: 11 mil dos 15 mil habitantes do Socorro (Martim Moniz) são imigrantes

A Junta de Freguesia do Socorro, na Mouraria (Martim Moniz), tem cerca de 15 mil habitantes, 11 mil dos quais já são estrangeiros, revelou à Lusa o presidente da junta, Marcelino Figueiredo (PSD).

A população envelhecida da freguesia do Socorro, bairro histórico da capital, tem sido renovada com imigrantes estrangeiros «que diariamente solicitam os serviços da junta com o objectivo de regularizarem a sua situação em Portugal», afirmou o presidente.

Questionado sobre a evolução do número de estrangeiros que têm chegado à freguesia, o presidente da junta respondeu:«não sei. O que sei é que todos os dias tenho mais processos de legalização para tratar».

«Ultimamente, a maior comunidade que tem chegado à freguesia é a do Bangladesh e as nacionalidades com maior expressão continuam a ser a chinesa, a indiana, a paquistanesa, e mais recentemente também, a ucraniana, macedónia, e de países africanos muçulmanos», revelou Marcelino Figueiredo.

O presidente da Junta salientou que «uns chamam os outros e são quase todos familiares e estabelecem-se como vendedores de brinquedos, produtos electrónicos e na restauração».

2 comments:

Restelo said...

O meu senhorio disse-me que Slough, onde trabalho, é a cidade do UK com maior número de habitantes polacos. Eles chamam-lhe Sloughski!

Sofia said...

Wow...se não lesse o teu blog nunca saberia estas coisas! Impressionante!