Saturday 17 January 2009

Controlinveste despede 122

Correio da Manhã - 16 Janeiro 2009
A administração da Controlinveste, que detém entre outros o ‘Diário de Notícias’, o ‘Jornal de Notícias’, o ‘24 Horas’ e a TSF, deu início a um processo de despedimento colectivo que irá afectar 122 trabalhadores, 75 são jornalistas.

‘JN’ e ‘DN’ serão as publicações mais afectadas. O diário do Porto prepara-se para fechar todas as delegações, à excepção da de Viana do Castelo, e dispensar 27 jornalistas. Da área comercial, serão despedidos 14 profissionais. O director José Leite Pereira, contactado pelo CM, remeteu comentários para a administração, que esteve sempre incontactável. Já o ‘DN’ irá dispensar 22 jornalistas. Da delegação do Porto, que até agora tinha 14, sairão sete e da Redacção principal em Lisboa 15. O director recusou falar ao CM.

Quanto ao ‘24 Horas’, vai encerrar a delegação do Porto, onde tinha dez jornalistas. Em Lisboa não haverá baixas e já está em curso um plano de reformulação do título a nível do formato e de perfil. O director, Pedro Tadeu, não comenta. Também o desportivo do grupo ‘O Jogo’ perderá 16 dos seus jornalistas. Manuel Tavares, director do jornal , também escusou comentar.

No total, a Controlinveste, de Joaquim Oliveira, tem quase mil trabalhadores. Além dos 75 jornalistas serão dispensados 47 colaboradores de outras áreas. A rádio do grupo, TSF, não fará despedimentos, mas "tem um plano de contenção de custos a cumprir", disse o director Paulo Baldaia ao CM.

1 comment:

Renato said...

nada de surpreendente!

o grupo do Balsemão está a pensar fazer o mesmo, na zona do Porto o ano passado foram mais de 100 despedidos,os estágios não remunerados e os recibos verdes são quase "norma" na classe.

devia ter arranjado outra coisa para fazer na vida..