Wednesday 22 July 2009

A estatística como arma

Quando andava na faculdade, o meu professor de Estatística II, talvez com o intuito de fazer com que uma turma de 40 gajos de ciências tivessem mais interesse por uma cadeira "tronco comum" de matemática, dizia que a Estatística era uma arma mais poderosa que a bomba nuclear. Na altura demos gargalhadas e passamos em frente, mas se nos pusermos a pensar na coisa, até tem alguma razão de ser. Basta pensar nos Governos que caem quando uma sondagem os coloca impopulares na opinião pública.

Mas nada disto me chatearia não tivesse eu pegado hoje no London Lite. A páginas tantas aparece um artigo com um mapinha colorido, onde são mostradas as freguesias (councils) de Londres onde, de July 2008 a Março 2009, houveram maior número de ataques violentos sérios contra vítimas de idade compreendida entre os 13 e os 24 anos. Esses ataques vão desde assassinatos a danos corporais graves.

Diz então o artigo que "o mapa mostra as áreas que a Metropolitan Police considera perigosas e onde estão a actuar com mais intensidade, devido à violência grave promovida pelo consumo de alcool após o fecho dos estabelecimentos nocturnos". E essas áreas são o centro de Romford, Leicester Square e Regent Street no West End, a High Street de Peckham e os centros de Kingston, Sutton e Croydon.

Sutton, onde vivo vai para 2 anos (sem nunca ter presenciado episódio de violência nem ter havido nenhum esfaqueamento mortal) tem, segundo os senhores do mapa, entre 28 a 43 casos neste intervalo temporal.

E é aqui que a porca torce o rabo, e se vê como uma estatística "bem encomendada" por certos councils - centrais e ansiosos em atrair mais população jovem - faz com que a sua zona se assemelhe ao paraíso na Terra, ao passo que os calmos suburbios baratos e com excelentes transportes para o centro sejam piores que o inferno de Dante.

Que eu me lembre, e bastou uma olhadela rápida no Mapa de Crimes do site da Metropolitan Police para me dar a certeza, os mais perigosos councils do Reino Unido (não apenas de Londres) são Southwark, Lambeth e Hackney. Que eu me lembre, e uma olhadela no Google sobre "teenage stabbings in London" confirma o que pensava, não houve alguma morte violenta de jovens em Sutton, Croydon ou Kingston durante os ultimos 12 meses, mas houveram mais de uma dezena em Islington, Hackney, Southwark e Lambeth!

Contudo, Islington, Lambeth e Hackney aparecem de cor mais clara possível no mapa, e Southwark tem "apenas" a espinha encravada da Peckham High Street num tom alaranjado, sendo o resto branquinho como a cal.

Realmente, a estatística tem destas coisas...

3 comments:

Cromossoma X said...

Vasco,

eu nao falo daquilo que nao sei, mas deixa-me deixar-te aqui duas notas que nao vao contra o teu texto e deitam achas para a fogueira:

1) Eu vivo, desde ha 3 anos para ca, numa zona considerada "vermelha" relativamente a' seguranca - Elephant (Southwark). No entanto posso dizer-te que nunca, em momento algum - e olha que eu sou daquelas que volta bem tarde para casa! - me senti ameacada. Ao contrario daquilo que supos inicialmente adorooooro morar ali.

Ainda dentro deste ponto gostava de referir a casa da Fatima, que sei concerteza nao se ira importar. No meio de Hackney, ja de la sai as tantas sem medo algum...penso que sentiras da mesma forma!

2) em segundo lugar gostava de te dar a conhecer um estudo (com estatistica ou nao, nao sei!!) que nos chegou ontem atravez da comisao que a mando do Boris e' responsavel pela seguranca: os hospitais Londrinos e paramedicos on site - e era claro a supremacia do Royal London hospital - estao agora muito mais capazes de lidar com situacaoes de trauma/agressoes do que estavam ha 3 anos atras, pois houve preparacao hospitalar e nao podemos esquecer o "factor expreriencia".

Mais, este estudo apontava que o numero de casos de violencia tinha aferido muito menos vitimas este ano pois ate a legistacao paramedica tinha mudado : hoje quaisquer accao de socorro medica apos crime pode acontecer sem haver a accao da metropolitan police a delimitar a area em questao, o que era ilegal ha 3 anos atras. Sejamos razoaveis - vitimas socorridas a tempo tem logicamente muitas mais chances de sobreviver...

Wask said...

Obrigado pela achega, amiga. De facto não tenho do que discordar contigo, mas o meu post foi genérico exactamente para fugir aos casos pessoais e ser objectivo. Que eu saiba, nenhum dos tugas que conhecemos e lidamos foi intimidado ou assaltado, o que não quer dizer que a zona onde moram não seja das piores...
Southwark tem 280,000 pessoas. Graças a Deus não foste uma das 11 pessoas assassinadas nos últimos 12 meses, nem uma das 8,887 que sofreu violência, nem uma das 102 violadas, nem uma das 1,977 assaltadas.
Da mesma forma, em Hackney moram 210,000 pessoas. A Fátima não foi uma das 9 que morreu, nem das 6,396 que sofreu violencia, das 121 violadas e 1,073 roubadas.
E ainda da mesma forma, eu em Sutton, onde vivem 180,000 pessoas, não fui um dos 3 assassinados, 2,676 que sofre violencia, das 37 violadas nem das 358 roubadas.

Esta é a realidade global dos sitios onde moramos. Nenhum de nós sofreu nada disto, e ainda bem!!!
Mas a razão do meu post é reclamar do facto de Sutton ser apresentado como "freguesia má da fita" quando nem de perto nem de longe o é!

r i t a said...

isso faz-me lembrar quando estudava em Coimbra e morava segundo toda a gente na pior zona...durante 5 anos nunca me aconteceu ou vi nada :|