Tuesday 14 August 2007

Paredes de Coura 2007... a decepção! (ou como as editoras nos querem ver como cordeiros)

Fiquei de boca aberta com o cartaz deste ano do festival de Paredes de Coura.
Estive na Praia Fluvial do Tabuaço em 2004 e trago de lá recordações fabulosas! A paisagem inimitavel, a camaradagem e os amigos, a chuva torrencial que caiu durante todo o festival, mas principalmente a qualidade das bandas que vi nesse ano! Nos anos seguintes segui com inveja as crónicas dos amigos que para lá rumavam...

Mas não este ano. Este ano tenho pena de quem lá está!
A organização deve ter estado surda este ano que passou e não percebeu nada do que se estava (e está) a ouvir no momento. Só assim se percebe um alinhamento que mete como cabeças de cartaz Babyshambles, Dinosaur Jr e Sonic Youth.
Alguém dentro da produtora deve estar muito contente porque vai ver as suas bandas favoritas, mas e onde fica o público no meio de isto tudo? A grande maioria das bandas são absolutamente desconhecidas em Portugal (quantas pessoas conhecem mais do que um tema de MIA, New Young Pony Club, New York Dolls ou Dinosaur Jr?) e as que são nem sequer comerciais são ou então estiveram em Portugal a apresentar o disco antes, e nada de novo vão mostrar.

Quanto à escolha dos Babyshambles para estarem neste festival, pergunto-me quantos discos Pete Doherty vendeu no nosso país com os Libertines e os Babyshambles! É a maior palhaçada dos ultimos anos, escolher um jovem que a Inglaterra já se fartou, e que só é conhecido por ter namorado com a Kate Moss e por ser o mais mediatico consumidor de heroina!

Tenho uma teoria: se calhar, quando a banda foi agendada, Pete ainda dormia com a Kate Moss. Se calhar o organizador do festival achou que era o mais proximo que alguma vez iria estar de uma super-modelo, e toca de trazer o rapazito até Portugal, na esperança de poder partilhar um cachimbo no backstage com ela! Teve azar! A Kate Moss está como o público de Paredes de Coura: fartos de ouvir o Pete e a sua música de quinta categoria!!!!

1 comment:

nuno_foros said...

concordo com o que disseste!
estive lá.. e os vencedores do cartaz foram sem dúvida: gogol e mão morta!
mas gogol devia ter fechado o dia.. ou o cartaz!

a ver como corre o proximo paredes, já que mudaram as datas para fins de julho / inicios de agosto