Saturday 22 September 2007

A King's Road... ou como os ingleses podem ser incrivelmente bimbos!

Hoje levantámo-nos cedo e fomos passear para o Chelsea Harbour. A Maria esteve esta passada semana a estudar na KLC e tinha falado tanto daquela zona que eu estava em pulgas para ir conhecer. Londres é tão grande que, mesmo estando aqui à quase 3 anos e tendo visitado a cidade umas 10 vezes nos últimos 12 anos, ainda existem tantos sítios onde nunca estive... e Chelsea Harbour era um deles.

Quem sai da estação de Fulham Broadway começa logo a respirar Chelsea, embora nem sequer estejamos na freguesia de Kensington & Chelsea. A grande maioria das claques adversárias do Chelsea Football Club gosta de cantar o célebre refrão "You're just a small club from Fulham", o que realmente é a mais pura verdade. A freguesia começa dois quarteirões a seguir a Stamford Bridge, o enorme e ultra-moderno complexo desportivo do Chelsea FC, que domina o ambiente mal se mete o pé fora da estação.

O Chelsea Harbour fica no extremo de uma rua estreita imediatamente a seguir a entrar-se na freguesia. O local é dominado por duas estruturas: o Conran Hotel e o Design Centre. Do primeiro apenas sei que foi concebido e decorado pela equipa de Terence Conran, o fundador da Habitat. O Design Centre é um centro comercial em miniatura, totalmente ocupado por lojas de decoração de interiores, com 4 andares culminados por 3 enormes cúpulas de vidro.

O dia estava quente e não há ar condicionado no edifício, por isso, e porque a fome já apertava, fomos até à Kings Road para a saciar.
A Kings Road deve ter milhares de histórias para contar!! Durante anos e anos foi o verdadeiro epicentro da moda londrina (e mundial), liderando tendências e ditando regras. Com o advento da Bond Street, a Kings Road perdeu muita da sua pujança, mas mantém ainda muita da "panache" de tempos idos, com lojas de moda que não existem em mais local nenhum.

Para portugueses fundamentalistas, a Kings Road inclui um quarteirão de prédios altos denominnado World's End e na sua base, a Lisboa Patisserie, uma mercearia de e para portugueses que residem às centenas no edifício e nas ruas em seu redor.

Mas o que mais se nota hoje em dia na Kings Road é a quantidade de carros caros a circular. Se o tempo está bom, os ingleses que têm um Porsche, um Ferrari, um Lamborghini ou um Aston Martin acordam de manhã, olham pela janela para o sol e pensam: "Que vou fazer eu hoje? Já sei! Vou tirar o meu carro de milhares de libras da garagem e vou passear até à Kings Road para fazer inveja aos transeuntes!!"...

Aquilo parece um desfile de homens na crise da meia-idade!!! Chegam a fazer cortejo uns atrás dos outros, parando de vez em quando para deixar criar algum espaço em relação ao carro da frente (espaço esse que é sempre pequeno, porque o engarrafamento é constante) e depois aceleram com tamanho alarido, como que a dizerem "Olhem para mim, olhem para este careca a guiar um Ferrari descapotável último modelo".

Faz bem aos olhos, mas é triste se pensarmos na perfeita idiotice de andar às voltas ao quarteirão a gastar gasolina e poluir o ambiente, só para mostrar o carro que fica na garagem normalmente... Bahhhhhh!!!!!

1 comment:

Cromossoma X said...

Ahhh nunca estive aí! Pronto, tá decidido - tenho plano para o proximo fds!