Saturday 8 September 2007

Não sou cidadão português de segunda... ou como a RTPi trata mal os emigrantes!

Estou furioso!!!
Portugal acabou de empatar com a Polónia no Estádio da Luz 2-2 depois de ter absolutamente controlado o jogo. Eu parecia que adivinhava que isto ia acontecer, depois do Cristiano Ronaldo ter marcado um grande golo e os comentadores da RTP terem dito que agora Portugal devia reter a bola e controlar o resultado. Mais uma vez, a nossa típica apatia e falta de vontade de vencer acaba por estragar tudo. Num contra-ataque a Polónia empata e deixa tudo na mesma, isto é, quatro equipas para apenas dois lugares.

Mas o que me deixou furioso não foi a nossa forma de jogar. Nem sequer o facto do Scolari ter feito 6 mudanças no esqueleto da selecção (o Maniche até marcou, por isso ninguem vai ter coragem de dizer que foi uma escolha arriscada ter começado com ele em vez do Nani, que está em alta de forma no Manchester United).

O que me irritou profundamente foi ter estado a ver o início da transmição televisiva através do site da RTP Internacional, ouvir o hino português a tocar e, segundos depois, aparecer um anúncio no site a dizer que "por razões contractuais, a emissão era ali encerrada". COMO????? Então quem tem parabólica da TV Cabo pode ver a emissão da RTPi em plenitude e quem entra pela internet não??? Mas que merda é esta???
Ninguem é obrigado a ter uma antena parabólica instalada na parede do prédio onde vive!! Para esses milhares (milhões!!) de portugueses espalhados pelos quatro cantos do Mundo, a internet serve de elo de ligação ao nosso país. Todos os dias de manhã leio os jornais portugueses atraves do Sapo, muitas vezes vejo o Telejornal da RTP em directo na RTPi (porque isso ainda deixam ver) mas quando se trata de um jogo de futebol importantíssimo, e que está a ser transmitido em canal aberto para Portugal via RTP e na parabólica via RTP Internacional, porque razão na internet há razões contractuais?

Acho indecente e acreditem que vou escrever uma carta de reclamação ao Provedor do Cliente da Radio e Televisão Portuguesas. Numa altura em que o Primeiro-Ministro de Portugal investe milhões a equipar as escolas portuguesas com equipamentos informáticos de topo, como é possível que o maior canal do Estado para quem vive fora do seu país CENSURE os seus espectadores via internet???

2 comments:

LEÃO DA ESTRELA said...

Luiz Felipe Scolari já fez duas excelentes campanhas (Portugal 2004 e Alemanha 2006), mas nesta terceira nota-se a falta de qualquer coisa à selecção portuguesa, que já não parece ter a alma que tinha quando era o "clube de Portugal" que o seleccionador brasileiro incutiu quando chegou. Depois do Mundial 2006, começou a renovação. Já foram chamados 40 jogadores. Mas agora contra a Polónia, num jogo que era muito importante ganhar, Scolari procurou juntar o máximo de jogadores da "família" que noutros tempos resolvia os jogos. Falhou. O que vale é que ainda há muitos pontos em disputa e o Grupo onde joga Portugal ainda está muito baralhado.

Schlumpy said...

Para começar temos é que deixar de nos auto-apelidarmos como "emigrantes". Somos cidadãos europeus e estamos na europa. O Durão Barroso é emigrante?

quanto à TV... bem... passo bem sem ela :)))

Quanto à selecção de Futebol (que eu me recuso a chamar nacional) o último jogo que vi foi no 3-2 contra os EUA em Seoul em 2002. Depois disso deixei de acreditar.... Vivó atletismo, o triatlo, o hóquei, a vela, o judo, o ciclismo, o râguebi e muitas outras modalidades onde temos os verdadeiros campeões e os verdadeiros portugueses

Desculpa lá o desabafo... cada vez que leio os jornais fico assim...