Tuesday 16 October 2007

Mas só se aperceberam agora????

Noticia de hoje na TSF:

"Quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza se não fossem os subsídios do Estado. Para a presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, Portugal tem uma nova classe de pobres - pessoas com emprego mas sem um salário para fazer face ás despesas do agregado familiar. Já o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza considera que falta coragem politica para resolver o problema."

Mas isto é novidade? Ainda ninguém tinha percebido que esta nova classe de pessoas existia? Então que outra explicação existe para a quantidade de anúncios na tv portuguesa de empresas de crédito?

A realidade é que em Portugal se ganha miseravelmente mal! Para além de cada vez menos emprego, há uma preocupante escassez de emprego de jeito. Por que razão acham que acontece a migração de jovens licenciados para outros países da UE? Será por ser mais bonito noutro lado? Será porque o tempo é melhor?

NÃO!

É porque em Portugal o futuro está cada vez mais negro! E ninguém faz nada para transformar esta situação!!!!

4 comments:

Afrika said...

Wask, pobreza muitas vezes bem da pobreza de espírito... muitos estão na situação que estão devido a própria cabeça dos mesmo. Vivem uma vida de relego e não se preocupam com o poupar para o dia de amanha.
Beijinhos

Susana Rodrigues said...

Wask: subscrevo.

Afrika: por vezes é difícil poupar para "o dia de amanhã" quando o que ganhas não chega para os bens essenciais do "hoje".

Ora faz contas... prestação da casa + agua/luz/gas/condomínio + alimentação + despesas de saúde + escola dos miudos (se forem do pré escolar é tudo por tua conta) + transportes para o trabalho. Agora imagina que tens os salários normais de Lisboa: eu sou licenciada e nunca ganhei mais de 600 euros. A pobreza de espírito existe sim, mas nos nossos governantes, que vão gastar o NOSSO dinheiro, por exemplo, em linhas para TGV que não alimentam bocas nem trazem saúde a ninguém.

Afrika said...

Susana, enquanto eu vir em Portugal pessoas que não podem, a encher carrinhos de supermercado, a irem pra o café, a comerem fora e a gastarem aquilo que não tem, pedirem créditos pra ferias... e' sinal de que não estamos assim tão mal! Nao sei qual a tua realidade mas no norte as vezes as misérias so acontecem por que tem mais olhos que barriga!

Susana Rodrigues said...

Pois é Afrika...irresponsabilidade há-a em todo o lado. Contudo há que não generalizar e sobretudo admitir a situação em que o país está.
Eu também conheço quem viva de rendimento mínimo (portanto pago por nós todos) e se alimente unica e exclusivamente no café. Mas a MINHA realidade não é essa e sim, é fruto da crise em que este país se afundou.
Quanto aos créditos fáceis... além da irresponsabilidade de quem os contrata, também culpo o Governo que permite que se concedam indiscriminadamente, já para não falar da publicidade agressiva que praticam. Eu sou uma pessoa informada mas há quem não seja e não perceba nada de taxas de juros.