Monday 17 March 2008

Orgulho em Portugal!

Porque nem tudo são más notícias quando se fala do nosso Portugal...


Beja, 17 Março (Lusa) - A maior central fotovoltaica do mundo, em construção no concelho alentejano de Moura (Beja), começou hoje a produzir energia de forma parcial para a rede eléctrica nacional, devendo começar a funcionar em pleno até final deste ano.

Numa primeira fase, a Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, com uma capacidade instalada de 46,41 megawatts (MW) pico, vai produzir energia com os primeiros 2,5 MW já instalados, adiantou hoje à agência Lusa Francisco Aleixo, director-geral da Amper Central Solar, empresa criada para construir e gerir a central e propriedade da Acciona, líder do mercado espanhol de energias renováveis.

Segue-se a instalação dos restantes MW "até ao final deste ano", altura em que a central deverá começar a funcionar em pleno, para produzir cerca de 93 mil MW de energia por ano, o suficiente para abastecer 30 mil habitações, acrescentou o responsável.

A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, num investimento de 237,6 milhões de euros para produzir energia "limpa" para a rede eléctrica nacional durante 25 anos, está a ser construída num terreno de 250 hectares, perto daquela vila do concelho de Moura e considerada a "terra mais quente de Portugal", devido aos recordes de temperatura máxima no Verão.

Sem custos de fuel ou emissões, a central, por cada 90 mil MW de energia produzida, vai permitir poupar 152 mil toneladas de emissões de gases de efeito de estufa (CO2) em comparação com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis.

O projecto da central, que na actual fase de instalação emprega temporariamente 220 trabalhadores, prevê criar "cerca de 15" postos de trabalho permanentes, a maioria nos serviços de manutenção, previu Francisco Aleixo.

1 comment:

Susana Rodrigues said...

E eu tenho uma costela desse concelho! ;)

...mas...só 15 postos de trabalho? :S