Saturday 20 September 2008

AR aprova fim do voto dos emigrantes por correspondência

A Assembleia da República vai aprovar, esta sexta-feira, através da maioria socialista o fim do voto dos emigrantes por correspondência. Uma matéria que divide PS e PSD.

Por entender que é uma ameaça grave ao direito dos emigrantes, o PSD vai votar contra o projecto dos socialistas para alterar a lei eleitoral da Assembleia da República.

O PS entende que nas eleições legislativas os emigrantes não devem votar por correspondência, passando apenas a poder fazê-lo de forma presencial.

Paulo Rangel, do PSD, considera que esta mudança «representa uma limitação ao direito de voto dos emigrantes».

O assunto já levou mesmo a uma intervenção de Manuela Ferreira Leite onde deixou claro que vai apelar a todas instâncias para que o diploma não entre em vigor.

3 comments:

Lua said...

Isto é uma discussão que tem imensos pontos a serem considerados. Contudo, numa Europa que está cada vez mais sem fronteiras, cada cidadão deve ter o direito de votar seja em que país estiver. Para não mencionar que muitos estrangeiros voltam a Portugal depois de um x de anos, muito dinheiro é ainda feito no estrangeiro e guardado em Portugal, seja no banco ou em forma de imobiliários, etc, etc.

Não se deixa de ser Português só porque se saiu do país. Muito menos deixamos de estar interessados no país.

Enfim, pano para mangas...

jpt said...

esperemos que venha a ser rectificado.

Anonymous said...

Olá!
Antes de mais parabéns pelos Bloggs que tem sobre Londres, os quais eu descobri através do blogg da tuga.
Quando esta notícia saiu em Portugal estava eu a preparar-me para vir estudar para Espanha, pelo que não ouvi com muita atenção e lembro-me que pensei: "vai acabar o voto por correspondência, será que se vai poder votar pela internet ou por sms?Será finalmente o «plano tecnológico» a ter resultados?" Agora li este post e afinal vejo como Portugal sempre nos surpreende...

Abraço a todos os portugueses em Londres, onde eu espero viver um dia :)