Tuesday, 4 November 2008

A terra do meu pai nas notícias hoje!

04 Nov (Lusa) - Um bolo de castanha com 600 quilos vai dar um sabor especial à feira de Carrazedo de Montenegro, onde entre sábado e domingo se promove e divulga este fruto da Denominação de Origem Protegida (DOP) da Serra da Padrela.

Uma das atracções do certame é um bolo feito de farinha de castanha importada de França, que vai ter 600 quilos e começa a ser cozinhado quinta-feira numa padaria da aldeia de Argeriz.

Durante os dois dias da feira, a organização prevê receber cerca de 40 mil visitantes que podem comprar, além da castanha, também doces confeccionados com este fruto, iogurtes ou até mesmo sabonetes provenientes da localidade francesa de Beynat.

Francisco Tavares salientou que a castanha desta campanha é de "grande qualidade" e revelou que o quilo de compra ao produtor ronda os dois euros. No entanto, a produção estimada para este ano é de três mil toneladas, menos mil do que em 2007 .

Sem problemas de escoamento, a castanha de Carrazedo é sobretudo exportada para França, Itália, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América.

O secretário de estado Adjunto da Agricultura e das Pescas, Luís Vieira, participa na sessão na abertura da Castmonte, que é promovida em conjunto pelo município de Valpaços, Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro (ARATM).

2 comments:

[Cassandra] said...

Também já tinha recebido o Feed da Visão e desatei logo a babar-me só de imaginar. Ainda no fim-de-semana vi umas castanhas à venda no Sainsbury's mas era uma quantidade miserável por um preço não convidativo. E eu que ainda nem cheirei uma este ano.. Snif snif!

Susana Rodrigues said...

E os teus pais vão lá estar ;)

Mas também apareceu outra vez nas notícias: porque foram detidos 2 tipos a fazer "home jacking"