Thursday 24 January 2008

Devem estar a gozar...

"Viana do Castelo, 23 Jan (Lusa) - Dois espanhóis que trabalham em Portugal foram multados terça-feira pela Brigada Fiscal da GNR por circularem em viaturas com matrículas de Espanha, disse hoje à Lusa Xóan Gómez. Gómez frisou que as multas foram aplicadas apesar de, sábado, o primeiro-ministro ter admitido que "não há qualquer razão" para essas coimas.
No final da Cimeira Ibérica, que decorreu em Braga, o primeiro-ministro disse que "não há qualquer razão" para multar os espanhóis que residem em Espanha e trabalham em Portugal e que, para se deslocarem para o seu local de trabalho utilizam as suas viaturas com matrícula de Espanha.
José Sócrates reconheceu que o Código de Imposto sobre Veículos "não está à altura das relações entre os dois países" e anunciou que já esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, serão aprovadas algumas alterações, para que os espanhóis que têm residência em Espanha "possam utilizar os seus veículos, com matrícula espanhola, não necessitando de se deslocar em Portugal com outro veículo". "É uma mensagem aos espanhóis que trabalham em Portugal e que queremos que continuem a trabalhar", afirmou José Sócrates, considerando que as suas reclamações "têm todo o sentido e são absolutamente legítimas".
Três dias após estas declarações, dois profissionais de saúde espanhóis foram multados pela Brigada Fiscal da GNR, na zona de Povoa de Varzim. "Apreenderam-lhes os documentos e obrigaram-nos a assinar uma declaração em que se comprometem a não voltar a circular com as suas viaturas em Portugal. Além disso, obrigaram-nos ainda a ir, hoje, à Alfândega de Matosinhos, para pagar a respectiva multa, que varia entre os 150 e os 300 euros", criticouXóan Gómez. O porta-voz acusou a Brigada Fiscal de "fazer tábua rasa" das palavras do primeiro-ministro e de continuarem numa "feroz perseguição" aos espanhóis, "como se fossem alguns criminosos ou delinquentes". Apelou a Sócrates para que "dê ordens" à Brigada Fiscal para acabar com esta"caça à multa".

Esta situação toca-me particularmente, uma vez que o meu irmão conduz carro com matrícula espanhola e o meu pai vendeu agora o dele e vai comprar outro.
A única razão pela qual o Governo Português multa os carros de matrícula espanhola é para extorquir dinheiro a quem decide dizer não ao preço dos automoveis em Portugal e vai ao país vizinho comprá-los.
Não há mais nenhum membro da União Europeia que faça o que Portugal decidiu fazer!!!
Quando aderimos à UE, tudo eram rosas. As promessas de livre circulação de mercadorias e pessoas faziam prever que seria possível comprar casa e carro em qualquer outro país membro, sem ser preciso mais papelada. O mito depressa caiu por terra, quando o Governo percebeu que muitos compravam fora por causa do avultado Imposto Automóvel. E toca de começar a perseguir quem o fez!!!
O meu pai não tem culpa de um apartamento de férias na Isla Canela seja 50% mais barato do que um similar em Albufeira ou Vilamoura! E não tem culpa de poder comprar um carro em Espanha por um preço substancialmente menor do que em Portugal!!

Vai chegar uma altura em que, ou Portugal tira o dedo do cú e pensa como deve de ser enquanto membro da UE, ou vamos assistir a um êxodo ainda maior de pessoas fartas de tamanha prepotência e neo-fascismo!

5 comments:

Xuxi said...

É ridículo e caricato ao máximo... atenção que o PM só voltou atrás com essa parvoíce porque deve ter levado nas orelhas do seu homónimo.
É o que digo: venda-se isto aos saldos aos Espanhóis...
:)

Tuga em Londres said...

Eu ja tinha lido essa notícia do primeiro-ministro ter dito que se devia permitir a livre circulacao dos veiculos de matricula Espanhola em Portugal, agora nao sabia é que mesmo assim a polícia nao quer saber para nada dessa decisao do primeiro ministro! É ridículo!

Renato said...

ja n é a 1ª vez que isto acontece...ja tinhal lido de médicos espanhois q ja sofreram o mesmo tratamento por parte da GNR.

parece que so somos da UE para o que convem.

ps- tb se ha coisa que nunca percebi é pq ainda termos de legalizar viaturas (e pagar bem por isso) compradas dentro da EU

cris said...

Pois é ..pois é..
por isso( e muito mais ) é que cada vez mais, temos menos vontade de aqui viver!
Uma coisa que eu ainda não entendi é onde está a ilegalidade de conduzir um carro com matrícula estrangeira???então e os turistas ?? também vão ser multados??!!pelo que sei, não se podia ( antes da UE) era ter carro cá em Portugal com a matrícula estrangeira num periodo superior a um ano, e isto se não tivesse morada no país onde comprou o carro ! mas parece que não sei nada :(
Afinal, o "nosso " estado também pode cobrar iva duas vezes nos automoveis apesar de ser completamente ilegal (apeasr de ter sido já avisado pela UE)..., por isso ???!!!!!
cristina nunes

cadu1981 said...

o que temos que fazer é adquirir dois popos!!! um canhão em espanha e um charuto em pt!! na fronteira troca-se de carro|!!! fdp!!!